Entrevista exclusiva com o Eng. Agrimensor Marco Antonio de Carvalho

Você sabe o que é Engenharia de Agrimensura?

 

Quando se fala de cultivo de solo, infraestrutura, indústrias (automobilística, naval e aeronáutica), exploração (minérios, óleo, gás) e cenário forense (investigação para perícias),  em escala global, cada vez mais as empresas e pessoas necessitam das informações com maior precisão, principalmente quando se trata de medição.

Por este motivo o Engenheiro Agrimensor é uma peça fundamental, pois é um profissional capacitado para atuar com responsabilidade técnica em diversos segmentos, por vezes agregando a outras engenharias.

Conversamos com o Engenheiro Agrimensor Marco Antonio de Carvalho que nos trouxe informações detalhadas sobre a profissão:

1- Engenharia de Agrimensura: O que é?

 

Engenharia de Agrimensura é capacitar um profissional para atuar com reponsabilidade técnica em diversos segmentos, às vezes só e às vezes agregando a outras engenharias. Para dimensionar uma peça, uma gleba, estudar, projetar, desenhar e implantar “in loco” o que foi projetado. Como em alguns exemplos abaixo:

– Cultivo do solo: Mapeamento em geral, para documentação cartorária e dimensionamento para agropecuária;

– Infraestrutura: Habitação, saneamento, energia e estradas terrestres, fluviais e férrea;

– Indústrias: Automobilística, naval e aeronáutica;

– Exploração: Minérios, óleo e gás;

– Forense: Apoio em investigação com dimensionamentos para perícias.

Em todos esses segmentos a nível mundial, cada vez mais as empresas e pessoas necessitam das informações com maior precisão, principalmente quando se trata de medição. Por este motivo o Engenheiro Agrimensor é uma peça fundamental. Os engenheiros em geral necessitam do conhecimento da agrimensura nas medições, para garantirem em suas decisões e evitar erros nos dimensionamentos.

Nos últimos anos, a engenharia de agrimensura tem se beneficiado muito com a evolução tecnológica. A eletrônica e a informática aceleraram e facilitaram os trabalhos. Hoje temos no mercado equipamentos que medem até 10.000m de distância com precisão milimétrica, Laser Scanner terrestre que mede 1.000.000 de pontos por segundo também com precisão milimétrica, scanner aéreo capaz de medir uma área com vegetação densa e eliminando em escritório a vegetação do mapa para identificar, por exemplo, se há casas escondidas embaixo das árvores. Além de todos diferentes aparatos para coleta de informações em campo há também software para o escritório que fazem processamento de dados e de imagens, reduzindo o trabalho de meses para horas.

Hoje em dia com a evolução dos hardwares e softwares para atuar com agrimensura, há muitos estudiosos já direcionando o nome de Agrimensura para Geomática. Como já temos cursos nos Brasil, por exemplo Técnico em Geomática.

Acredito também que a integração da informática com a agrimensura facilitou muito a confecção de mapas e documentos técnicos, permitindo ou forçando até mesmo a junção com outra ciência como a Cartografia. Hoje temos muitas Faculdades e Universidades já formando profissionais com o título em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica.

 

2- Qual é o perfil de quem busca a profissão? Que áreas de conhecimento a pessoa deve ter interesse para fazer o curso?

 

A pessoa não precisa ter um perfil totalmente técnico ou matemático e nem ser rústico para atuar com engenharia em agrimensura, já que estamos falando de uma profissão que muitas vezes realizam trabalhos em lugares inóspitos. Lembramos que muitos profissionais atuam em área comercial, em educação e pesquisa.

Apesar de muitos terem entrado na profissão sem saber muito o que se tratava, conhecemos relatos de pessoas que com o tempo se apaixonaram pela matéria ou profissão. Muitos herdaram conhecimento de seus parentes para trilhar nessa atividade, outros optam por essa profissão pois atuam em ambientes externos tendo contato com a natureza na maioria dos trabalhos. Também tem aqueles que se apaixonaram por trabalhar com mapas e desenhos, por gostarem de matemática e outros por terem afinidades com documentação cartorária de imóveis e seus processos.

 

3- O que faz o Engenheiro Agrimensor?

 

O Engenheiro Agrimensor por ter nível superior, é um profissional que tem como principal função no mercado, coordenar as equipes técnicas de topografia nas obras ou em grandes empresas. Muitos preferem montar seu próprio escritório, com dimensões que variam de pequeno, médio e grande porte. Prestam serviços de mapeamento para órgãos públicos, construtoras, proprietários de imóveis urbanos, rurais e cartórios.

 

4- Qual é a diferença entre agrimensura e topografia?

 

Agrimensura é uma ciência milenar. Atualmente a agrimensura estuda inúmeras matérias, como fotogrametria, astronomia, direito e legislação agrária, sensoriamento remoto, geoprocessamento, SIG, geodésia, saneamento, estradas e muitas outras.

Topografia, que do latim significa estudo da terra, é uma matéria dentro da agrimensura.  Muitos profissionais práticos e de nível médio, atuam somente nessa parte da agrimensura.

Um topógrafo é um profissional prático, que utiliza os equipamentos topográficos para executar medições e fazer demarcações de obras, orientados na maioria das vezes por um Engenheiro Agrimensor.

 

5 -Quais são os desafios da profissão?

 

Os desafios são adversos, principalmente quando o país passa por períodos de crises políticas e econômicas.

A agrimensura é muito atrelada ao desenvolvimento do país. Sem injeção de recursos na economia, como todos sabem, não haverá obras de infraestrutura, não haverá comércio de imóveis, as indústrias desaceleram, diminui o manejo no agronegócio, isso tudo afeta diretamente a essa profissão.

Acredito que o desafio para quase todas as profissões, é entrar no mercado de trabalho, mas por termos um país de dimensão continental, em desenvolvimento, muitos países querendo investir em nosso solo e subsolo, é possível acreditar que ser um Engenheiro Agrimensor é uma profissão bastante próspera.

6- O que te levou a escolher a profissão?

 

É difícil definir como escolhi essa profissão sem contar um pouco da minha história. Em meados dos anos 80, eu estudava no Colégio Agrícola (secundarista) na cidade de Monte Aprazível/SP e dentre as matérias da agropecuária, existia a topografia. Apesar de naquela época eu gostar mais da agricultura e pecuária, motivo pelo qual escolhi esse curso, eu ainda tinha uma queda por essa disciplina. A topografia foi uma matéria que me fez enxergar a matemática sendo aplicada na prática, além de 2+2=4. Principalmente nas medições das glebas, nos estudos do solo para os manejos e quando precisava dimensionar o relevo, fazer cultivo em nível para evitar erosões ou provocar um escoamento controlado da água.

Quando terminei o colégio em agropecuária, encontrei maior facilidade e melhor remuneração atuando na construção civil com topografia em uma construtora.

Em meados dos anos 90 fui contratado por uma empresa suíça sediada em São Paulo/SP, antiga WILD e hoje LEICA, que pertence ao grupo Hexagon, para atuar no comércio de equipamentos para topografia em todo território nacional. Já totalmente apaixonado pela agrimensura, mais que depressa fui estudar na Escola Paulista de Agrimensura em São Paulo/SP. Fiz curso técnico para atuar melhor nas vendas onde necessitava de mais conhecimento para dar treinamentos aos profissionais da topografia por todo país, onde ocorriam nossas vendas.

Sempre almejando uma formação melhor, fiz o curso de Engenharia de Agrimensura na Faculdade de Engenharia de Agrimensura de Pirassununga – FEAP.

Hoje atuo como representante comercial da marca GEOMAX POSITIONING, também pertencente ao grupo HEXAGON, nossa atividade é importação e comércio de equipamentos e softwares para agrimensura. Realizo treinamentos para os profissionais que adquirem equipamentos topográficos, assim como consultoria para dimensionar equipes de topografia, quantidades e tipos de equipamentos para atender as demandas da obra.

A resposta mais objetiva, por que escolhi essa profissão?  Primeiramente eu não escolhi, como muitos eu até desconhecia a agrimensura, mas no primeiro contato logo descobri que é uma profissão fantástica. É possível trabalhar mais livre em comparação a muitas outras profissões, sempre explorando novos territórios, investigando pontos, marcos e divisas, pesquisando fontes de informações. O inevitável contato com a natureza. Pode se dizer que quem atua com agrimensura não tem rotina, é uma área envolvente.

Comparando com muitas profissões a remuneração é um pouco melhor, talvez por ser uma área menos conhecida e pouco difundida ou talvez até pouco comentada pelos professores nos colégios de segundo grau. Há falta de profissionais nessa área.

Previous Post
Newer Post